Coleções e Acervos:

uma história da fotografia

O curso apresenta uma História da Fotografia contada a partir da análise de grandes acervos e coleções públicas e particulares. Uma viagem por exposições memoráveis, conhecendo importantes acervos construídos ao longo de décadas e visitado por milhões de pessoas anualmente. 

Conteúdo

O curso é dividido no estudo de 4 módulos: 
01 - Estados Unidos
02 - Europa
03 - América Latina 
04 - Ásia
 
Partindo dos anos 1940 com a criação do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA (que teve como seu primeiro curador o historiador e fotógrafo Beaumont Newhall), o curso percorre as principais coleções americanas e europeias, como a Maison Europee de la Photographie, para retornar ao Brasil e conhecer o precioso acervo histórico de Dom Pedro II, a contemporaneidade do Instituto Moreira Salles, a grandiosidade de Inhotim (com direito a visita guiada aos pavilhões de Claudia Andujar e Miguel Rio Branco), além do Museu da Fotografia em Fortaleza e outras importantes coleções individuais e acervos relevantes no Brasil e ao redor do mundo (a Ásia não poderia ficar de fora), apontando suas singularidades e critérios curatoriais. 

Este curso é destinado a todos que se interessam por história e fotografia, sendo apresentado de forma expositiva, ilustrado com projeções multimídia e buscando contextualização ao longo da história da civilização ocidental.

Datas:

Horário: 

Carga Horária: 24h/aula (8 aulas)

Tibério França (professor)

Tibério França é fotógrafo especializado no uso do Grande Formato pelo Istitutto Europeo di Design (Milão/Itália) e atuou no mercado editorial e publicitário entre o final dos anos 1980 e toda a década de 1990. A partir dos anos 2000, passa a dedicar-se ao ensino da fotografia, lecionando na Escola Guignard/UEMG, PUCMinas e na pós-graduação da UNA. Em 2003 abre a Primeira FotoGaleria de Belo Horizonte, espaço que buscou privilegiar o entendimento da fotografia como meio e forma de expressão poética e sua interface com o público, tendo realizado diversas exposições, debates e lançamento de livros. É produtor cultural e curador independente, organizando, realizando e participando de exposições e festivais em Minas Gerais e Bahia.

Foto: Alexandre Lopes

Registre-se no nosso site

Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades

Rua Michel Jeha, 142A - São Bento - Belo Horizonte | MG
(31) 3234-8500 | Whatsapp: (31) 99309-2978 | email: fac@nucleofac.com.br

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube