Como Costurar Imagens:

ateliê de narrativas visuais

Sinopse

cos·tu·ra. s.f.


1. Acto ou efeito de coser;
2. Arte de coser; obra de costura;
3. Reparo ou feitura de preenchimento daquilo que está cindido, rasgado, furado ou separado;
4. Acção de coser os cadernos de um livro a brochar ou a encadernar;
5. União de duas peças postas lado a lado, adjacentes;
6. Sobreposição ou dobra lateral de uma peça para que não se desfie;
7. Conjunto de pontos para coser uma ferida;
8. Cicatriz;
9. Fenda; juntura;
10. Entrelaçamento mútuo dos fios de duas linhas, ou de dois pontos.

Como costurar imagens? Como suturar intervalos, coser histórias, reparar vazios ou bordar narrativas? Estas são algumas das questões que pretendemos trabalhar ao desenvolvermos um olhar mais demorado sobre as imagens fotográficas e suas valências combinatórias. Partindo de fotografias de arquivo, pretendemos discutir as temáticas da memória, do esquecimento, da história, da narrativa, da realidade e da ficção. 

Neste curso, propomos utilizar a costura tanto como metáfora do momento de construção de uma narrativa, quanto como instrumento de criação de uma materialidade na produção de poéticas visuais. Ou seja, entender o costurar como ato e potência, desde o fio narrativo a ser desenrolado até as obras que efetivamente fazem uso de linhas e agulhas em sua composição. 

Serão apresentadas obras de artistas que costuram suas próprias narrativas, além da realização de exercícios práticos de edição, montagem e, em alguns momentos, de costura efetiva sobre imagens.

Material necessário: Imagens impressas (imagens de arquivo pessoal ou de terceiros, recortes de revistas, fotografias autorais, desenhos, gravuras, etc).

Valor:  

Datas:

Carga Horária: 15h/aula (5 aulas)

Vagas: 12

Conteúdo programático

AULA I • apresentação dos participantes e dos professores; • apresentação do curso; • discussão sobre fotografia e suas valências combinatórias: edição, montagem e narrativas.
 

AULA II • breve introdução acerca das dimensões das imagens de arquivo e de sua dimensão poética, com apresentação de artistas e obras relacionados à temática, como Cristina De Middel, Walid Ra'ad e Zoe Leonard; • exercício de edição e montagem de narrativas: como costurar imagens entre ficção e realidade; real e imaginário. • apresentação das ideias para projetos individuais.

 

AULA III • discussão sobre o uso da costura em imagens, com apresentação de artistas como Emma Parker, Lisa Kokin e Gilvan Barreto; • exercício de costura: como tecer afetos e histórias; • início do processo de edição e montagem dos projetos de cada aluno.

 

AULA IV • continuação da costura e montagem dos projetos; • acompanhamento individual dos alunos.

 

AULA V • apresentação dos projetos e processos desenvolvidos durante a oficina; • apontamentos para o futuro. • finalização do módulo e confraternização.

Gabriela Sá (professora)

Foto: Icaro Moreno

Gabriela Sá é artista-pesquisadora, curadora, desenhista de expografias e produtora de exposições de arte contemporânea. Atualmente é arte-educadora no Desembola na Ideia, projeto de atenção psicossocial que combina arte e psicanálise no atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade. Desenvolve trabalhos autorais em diversos meios, tendo participado de exposições em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Leeds (UK). Mestra em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem interesse pela imagem, seja ela estática ou em movimento e suas pesquisas mais recentes perpassam os temas da memória e do esquecimento, da história e da ficção, do real e do imaginário, todos por meio do arquivo e suas lacunas. 

Ícaro Moreno (professor)

Foto: Rafael Sandim

Ícaro Moreno é mestre em Artes Plásticas, Visuais e Interartes pela Escola de Belas Artes da UFMG, pós-graduado em História da Cultura e da Arte pela UFMG (2007), possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2006).

Trabalha como artista visual, tendo exposto em mostras nas cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Tiradentes (MG), Paraty (RJ) e Araras (SP). Professor do curso de design gráfico no Instituto de Arte e Projeto (INAP) entre 2016 e 2017, do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) em 2015, da pós-graduação em Fotografia do Centro Universitário UNA também em 2015, de cursos livres em fotografia pelo CENEX EBA-UFMG desde 2013 e pela Escola de Imagem desde 2007. 

Rua Michel Jeha, 142A - São Bento - Belo Horizonte | MG
(31) 3234-8500 | Whatsapp: (31) 99309-2978 | email: fac@nucleofac.com.br

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