IMAGEM DIVULGAÇÃO TRIPA.jpg

Escritas Fotográficas
(Curso Online Ao Vivo)

O que acontece quando a fotografia e a literatura se encontram? A fotografia é prova de algo? Ou uma forma de criar ficções? Qual o uso que a literatura brasileira faz da fotografia? Como os artistas visuais utilizam a imagem para criar uma “escrita fotográfica”?

Partindo desses questionamentos, vamos investigar o conceito de uma “literatura fora de si” da Natália Brizuela. Observaremos também quais as transformações que ocorrem nas séries fotográficas que utilizam escritas em álbuns de família, desenhos, escritas intimas e contos como uma forma de ampliar a noção de fotografia.

 

No curso teórico-prático Escritas fotográficas a artista visual Li Vasc apresenta, discute e trabalha com os participantes como as fronteira entre a literatura e a fotografia foi borrada por escritores e fotógrafos.

O que vou aprender?

A parte teórica do curso oferece ao participante um panorama das obras literárias que passam a utilizar a fotografia como uma nova forma de escrita, afastando a fotografia de uma imagem ligada a um referente no “real” e aproximando a fotografia da escrita ficcional.

 

Além disso, analisa a poética de artistas que utilizam a palavra como um gesto da memória, ou para refazer trajetos coletivos e individuais por meio da autoficção.

A parte prática concentra-se na produção de exercícios temáticos, partindo dos temas de cada aula. Ao fim do curso, cada aluno terá direito a uma mentoria individual para desenvolver uma pequena série.

Conteúdo Programático:

DIA 1 (2h):

Aula 1: A primeira aula versará sobre a literatura Latino-americana (com ênfase na literatura brasileira), aproximando a fotografia da literatura e discutindo como essa aproximação descortinou novas poéticas fotográficas. Nesta aula, utilizar-se-á obras literárias que usam a fotografia, tanto como linguagem (fotografia narrada), quanto na forma de um métier do fotógrafo. Neste segundo momento será trabalhado o conceito de Literatura de Natália Brizuela, de modo a relacionar a cianotipia com essa perspectiva.  

 

Proposta de atividade entre-classes a ser executada pelos alunos.

 

DIA 2 (2h):

Aula 2: Na segunda aula, o objeto de trabalho serão as poéticas de artistas que utilizam vestígios de escritas nos álbuns de família. Serão debatidas as formas de apropriação de arquivos familiares operados pelos artistas: Lívia Aquino, Erick Peres e Fernando Maia da Cunha, dando ênfase ao conceito de autoficção e memória. A ideia é compreender a imagem fotográfica também como um gesto da escrita familiar.

 

Proposta de atividade entre-classes a ser executada pelos alunos.

 

 

DIA 3 (2h):

Aula 3: Na terceira aula, o foco recairá sobre artistas que usam contos e crônicas de literatos para compor a sua narrativa de combate ao racismo e apagamento das populações negras no Brasil e em Portugal, tendo como foco de análise as obras das artistas Safira Moreira, Natália Araújo e Mônica de Miranda.

 

Proposta de atividade entre-classes a ser executada pelos alunos.

 

DIA 4 (2h):

Aula 4: O encontro se concentrará nas artistas que utilizam o desenho aliado a palavra, para tratar de imagens fotográficas, ou da materialidade da câmera fotográfica como um rastro de memória, partindo das obras de Keyla Sobral, Camila Fontenele e Júlia Machado.

 

Proposta de atividade entre-classes a ser executada pelos alunos.

Pra quem é este curso?

- Interessados em literatura e fotografia;
- Interessados em suportes e propostas expositivas;
- Interessados em produzir séries fotográficas;
- Interessados em escritas.

 

Faixa etária: limite mínimo de 14 anos, sem limite máximo.

O que vou precisar?

Computador ou dispositivo com conexão à internet e aplicativo da plataforma Zoom instalado (ver abaixo como baixar).

Fotografias, álbuns de família, cadernos, cartas, diários, objetos pessoais (os quais você possua uma memória afetiva), celular ou câmeras fotográficas.

Observações importantes

  • As aulas serão ao vivo. A gravação das mesmas poderá ser assistidas exclusivamente pelos participantes do curso durante 48 horas após a sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem.

  • Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término do curso aos alunos que tiverem ao menos dois terços de presença nas aulas ao vivo.

  • Será criado um grupo de WhatsApp para troca de informações e materiais de estudo durante a realização do curso. Ao término do mesmo, o grupo será encerrado.

Aulas: 

dias 10, 17 e 24/11;
01/12.

+ 1 hora de Orientação  Individual após o curso 
(as datas serão definidas entre a professora e os alunos).

 

Horário:
das 19:30h às 21:30h.

4 encontros de 02 horas cada, sempre às quartas-feiras.

Carga Horária: 08 horas

Valor:  
R$ 240,00 à vista ou parcelado em até 12 vezes pelo Mercado Pago, com acréscimo.

Conheça a professora

foto BIO Li Vasc.jpg

Foto: autorretrato

Li Vasc. (1983) é artista visual. Mestre em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI(UEPB), atua também como professora em cursos online na área da fotografia expandida e literatura. Desenvolve trabalhos com instalações, escutas e fotoperformances. 

Aulas Online

- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.

 

- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM. 

 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:

ou acesse o site da plataforma.

 

- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

logozoom_applestore.png
logozoom_googleplay.png

INSCRIÇÃO


Escritas Fotográficas
(Curso Online Ao Vivo)

 

FORMAS DE PAGAMENTO

valor do curso:
R$ 240
à vista por pix ou depósito bancário

ou

parcelado em até 12x com acréscimo, pelo Mercado Pago.

Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.

Conta para depósito à vista:

 

​ROBERTO LIPORATI ETEROVICK
CPF 037.499.786-11 
Nubank (260) - Agência 0001 - Conta Corrente 85722651-9.

Nosso PIX: FAC@NUCLEOFAC.COM.BR (email)

DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS

Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso em até 12x, com acréscimo do Mercado Pago.

Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.

Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.

CLIQUE PARA PAGAR 

mercado-pago-logo.png