
Fotografia em Diálogo:
produção multimídia
O que vou aprender?
Avaliar os desdobramentos de um projeto de fotografia em diferentes narrativas. Desenvolver idéias e pensar nas possíveis aplicações, buscando experimentar com diferentes formatos, espaços e públicos. Explorar as possibilidades de apresentar o mesmo conteúdo em diferentes mídias. Produzir conteúdo em diferentes linhas narrativas e participar da produção e edição de uma publicação multimídia. São esses os objetivos desse curso.
Conteúdo programático:
A fotografia e o diálogo com as outras mídias, narrativa transmídia, produção multimídia e visual storytelling: conceitos e exemplos | As possibilidades de um projeto fotográfico: exemplos reais;
O desenvolvimento de uma idéia: pensando um projeto coletivo em diferentes linguagens;
Produção de conteúdo coletivo em diferentes mídias.
Análise da produção coletiva e das obras resultantes
- SOUZA, P. J. História crítica do fotojornalismo ocidental. Letras contemporâneas, 2005. 254p. - BARTHES, R. Camara Clara. Edicões 70 Brasil, 2006. 144p - MOTTA, P. DAVID, P. CASTILHO, J. Paisagem Submersa. Brasil: Cosac e Naify, 2008. 204p. DIZARD, W. A Nova Mídia. Brasil: Zahar, 2000. 330p.
Pra quem é este curso?
Fotógrafos, videomakers, produtores de conteúdo e demais interessados em conhecer e aprender a explorar histórias em diferentes narrativas e mídias.
O que preciso saber?
Desejável conhecimento básico em fotografia ou vídeo.
O que vou precisar levar?
Equipamento para captação de imagem e/ou som.
Conheça o professor

Foto: Ciro Thielmann
Léo Drumond é Formado em Design Gráfico pela UEMG. Atuou na Agência 1° Plano e no Jornal Hoje em Dia como repórter-fotográfico. Em 2003 fundou, ao lado de Bruno Magalhães e Marcus Desimoni, a NITRO Histórias Visuais, agência da produção de conteúdo que trabalha nos mercados corporativo, editorial, banco de imagens e desenvolve trabalhos de visual storytelling. Em 2005 participou da primeira turma de trainees de fotografia do jornal Folha de São Paulo. Em 2007 foi o vencedor do prêmio Banco do Nordeste, na categoria mídia impressa-foto. Neste ano realizou seu primeiro grande projeto autoral: o Beira de Estrada, no qual percorreu 25 mil quilômetros de estradas mineiras, documentando todo universo do entorno das rodovias. O projeto virou livro e exposicão e foi lançado em março de 2010. Entre 2009 e 2001 percorreu o Rio São Francisco em busca dos “Chicos”, projeto em parceria com o jornalista Gustavo Nolasco. Os Chicos, lançado no fim de 2011, ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Fotografia. A exposição do projeto circulou por Tiradentes, Uberlandia e Belo Horizonte. Em 2013 e 2014 realizou, como professor e editor, 6 edições da publicação ND, revista educacional que é fruto de workshops realizados em festivais de fotografia. Atualmente desenvolve o Projeto Voz, série de iniciativas ligadas à comunicação que acontecem dentro de unidades prisionais.