Introdução à Pintura
O curso introduz princípios básicos da pintura, apresentando fundamentos da teoria da cor em articulação com a História da Arte.
Conteúdo
- Círculo cromático;
- Cores primárias;
- Cores quentes e cores frias;
- A simbologia das cores;
- A recepção visual da cor;
- Exercícios de aproximação de cor (estudos de publicidade, obras de arte e histórias em quadrinhos);
- Práticas de pintura (monocromática e policromática)
- Aulas expositivas e práticas, exibição e discussão de obras e filmes de arte.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1988. GOETHE, Johann W. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993. GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
Idade mínima: 16 anos
Materiais necessários:
- 02 blocos de Canson A4 224g;
- 01 bloco de anotações;
- lápis 2B e 2H;
- borracha;
- godê;
- régua;
- compasso;
- vasilha para água;
- pano pequeno;
- papel absorvente;
- guache TGA Talens (vermelho, azul, ciano, magenta, branco, preto, amarelo);
- pincéis macios (cabo vermelho ou azul) - chapados 10 e 5, redondo de ponta fina, e outros que desejar.
Gelka Arruda (professora)
Foto: Tibério França
Doutora e mestra em Estudos do Lazer (Educação e Cultura) pela UFMG, graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Ministrou disciplinas no curso de Pós-Graduação em Fotografia (Técnica, Linguagem e Mídia) no Centro Universitário UNA.
Membro da equipe realizadora da Semana da Fotografia de Belo Horizonte e do grupo Núcleo Imagem Latente, responsável pelo Pinhole Day em Belo Horizonte. Artista e pesquisadora, seu trabalho se concentra na interrelação entre discurso, corpo e imagem.