Performance como Cena:
potências da relação corpo-imagem
A prática artística contemporânea acontece por diálogos, deslizamentos, fricções e deslocamentos de linguagens e estratégias narrativas, a partir de hibridismos, contaminações e promiscuidades criativas entre diferentes e diversas manifestações. A relação entre o corpo e a imagem é hoje um dos espaços mais interessantes e urgentes de reflexão artística e exercício ético.
PÚBLICO-ALVO: fotógrafos, performers, cinegrafistas, dramaturgos, roteiristas e demais artistas e profissionais interessados no pensamento e criação do corpo na cena.
Conteúdo
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: potencializar o diálogo entre performance e fotografia A arte da performance dialoga com a fotografia no aspecto processual e no aspecto formal. Como processo, a fotografia realiza o registro da ação performática. Como forma, a fotografia torna-se a linguagem da ação performática. ampliar o acesso a essas linguagens Instrumentalizar profissionais, artistas, público e pesquisadores para atuar criativamente de maneira colaborativa pensar a relação corpo e imagem A necessidade de debate e reflexão sobre as possíveis relações entre fotografia e performance está ligada à dimensão da imagem do corpo na cultura contemporânea. pratícar o exercício ético na ação de ver, olhar a cena da performance: pensando a relação corpo e imagem.
PLANO DE TRABALHO: Ativação corporal: práticas de conscientização corporal e atuação espacial, a partir de exercícios de presença, composição e energia. Laboratório de Imagens: ateliê de criação de experimentos performativos em ação e imagem, através do trabalho colaborativo entre artistas da performance e da fotografia para a elaboração de dramaturgias de ação para a cena. Assembléia Visual: espaço de encontro e compartilhamento de experimentos, através da apresentação das imagens projetadas, seguida de debate e articulação para pesquisa e criação.
Materiais e equipamentos necessários: caderno, caneta, celular ou câmera fotográfica, roupas confortáveis para atividades físicas.
Ana Luisa Santos (professora)
Foto: Alexandre Lopes
Ana Luisa Santos é performer e escritora. Mestre em Comunicação Social/UFMG e Pós-Graduada em Arte da Performance/FAV, atua como curadora na realização de exposições e residências artísticas, atividades de formação e política. É idealizadora da plataforma O QUE VOCÊ QUEER. Artista indicada ao Prêmio PIPA 2017. www.anasantosnovo.com