top of page
Buscar

Memória de viagem: registros de uma terra boa

Atualizado: 19 de jul. de 2019

Galeria do Minas II recebe exposição de fotos que mostram Portugal.


foto de capa: Marcelo Santos


Entre os dias 6 de agosto e 8 de setembro, a Galeria de Arte do Minas II abrigará as fotos de André Senna e Marcelo Santos que mostram cidades do interior de Portugal.


Foto: André Senna

Intitulada “Memórias de viagem: registros de uma terra boa”, as imagens foram criadas utilizando técnicas diferenciadas para retratar movimentos nas cidades em composições que recorrem a elementos da arquitetura, da geometria, da geografia. A exposição tem curadoria de Elania Matos.


Coloridas e em preto e branco, as imagens capturam com sensibilidade e delicadeza as expressões do comportamento humano, fazendo revelações inesperadas de detalhes imagéticos em cada registro. Algumas imagens marcam o movimento ascendente, que lembra o formato do Monumento do Descobrimento para fazer uma alusão à abertura e ao espírito aventureiro do povo português, bem como ao interesse dos fotógrafos em abrir caminhos para a terra boa da fotografia.


As molduras de cortiça não surgem de forma aleatória. Oriundas do sobreiro, árvore predominante em Portugal, o material aparece como símbolo de resistência, resiliência e versatilidade. A cortiça, assim como os azulejos, presentes nos mosaicos e painéis das cidades capturadas pelas lentes de André Senna e Marcelo Santos, marcam o trabalho exposto e remetem a uma configuração peculiar presente no mosaico visual construído por cada um.



Serviço

Exposição “Memórias de viagem: registros de uma terra boa

Data: de 6 de agosto a 8 de setembro.

Local: Galeria do Minas II - Avenida Bandeirantes, 2323 - Bairro Mangabeiras - Belo Horizonte.

Horário de funcionamento da Galeria: segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; sábado, das 6h às 20h; domingos e feriados, das 6h às 19h. Classificação: livre. Entrada: franca.


Marcelo e o Núcleo FAC


Marcelo Santos é aluno do FAC desde 2017. Nesse período cursou:

· A fotografia e suas possibilidades narrativas, com Leo Drumond

· Gerenciamento de cores e o universo fineArt, com Luiz Rodrigo Cerqueira

· Elaboração de portfólio, com Tibério França

· A fotografia como forma de investigação, com Flávio Vale




129 visualizações0 comentário
bottom of page