Retratos Autorais:
linguagem de corpo, de movimento e de cor

(Curso Online Ao Vivo)

Retratos, sob várias formas, continuam sendo um dos temas mais populares da fotografia. Eles são onipresentes tanto na área comercial quanto na de Belas Artes.

Esse curso examina o retrato autoral sob a perspectiva de três parâmetros que o artista de novas mídias canadense Scott MacLeay priorizou durante 40 anos de carreira: a linguagem de corpo, de movimento e de cor.

Embora a prioridade seja dada às perspectivas fotográficas, o uso do vídeo como meio de retrato experimental será explorado nas últimas aulas.

Aulas: 
Dias 28/04;
05, 12, 19 e 26/05;
02, 09 e 16/06. ​

Horário: 
Das 19h às 21h.

8 encontros de 02 horas cada, sempre às quartas-feiras.

Carga Horária: 16 horas

Valor:  
R$ 480,00 (em até 3x sem juros) ou R$ 432,00 (com 10% de desconto à vista ​por depósito ou transferência bancária).
 

A linguagem de corpo: uma exploração da sintaxe dos gestos e sua capacidade de comunicar mensagens múltiplas simultaneamente. O uso tradicional das expressões faciais e gestos de mão para se comunicar é, na verdade, um subconjunto muito pequeno do vasto potencial inerente à área da linguagem corporal. 
 

A linguagem de movimento: todo tipo possível de movimento será examinado, das formas mais tradicionais às mais excêntricas baseadas no movimento do fotógrafo e da câmera, bem como as formas que lidam com movimento emocional em oposição ao movimento físico. 
 

A linguagem de cores: a cor como parâmetro a ser controlado e explorado como um poderoso vetor de comunicação por excelência é investigada em profundidade. O poder da cor para reforçar objetivos temáticos simples ou, ao contrário, para criar ambiguidade e abstração em situações temáticas mais complexas, será analisado.
 

O que vou aprender?

O objetivo principal do curso é ampliar a definição tradicional do que constitui um retrato autoral e de seu potencial para criar um universo mais alinhado com o que sentimos e pensamos do que simplesmente com o que vemos, através de exercícios práticos que serão dados regularmente para permitir ao participante explorar os principais tópicos abordados durante o curso.

Conteúdo Programático:

O curso será dividido em quatro partes, cada uma composta por duas sessões.

Parte I – A Linguagem de Corpo


•    Breve história do retrato em fotografia.
•    O processo conceitual como conteúdo.
•    Retratos universais versus retratos específicos de uma pessoa.
•    Retrato como um veículo para expressar assuntos intangíveis.
•    uso de gestos como pontuação de uma frase visual.
•    Exploração da noção de gestos ambíguos.
•    poder e musicalidade da repetição.
•    Situações versus momentos - expressando evoluções e a  passagem do tempo.

Parte II - A Linguagem de Movimento


•    Exploração das várias maneiras de criar e expressar movimento.
•    Movimento como vetor de interferência e a importância geral da interferência como fonte desejada de imperfeição. movimento real versus movimento sugerido.
•    O poder da quietude para expressar a presença forte de uma ausência de movimento será explorado no contexto de discussões que abordam a importância da presença em todas as formas de retrato.
•    Uso de técnicas de acaso para criar justaposições inovadoras e dinâmicas. 
•    A dinâmica dos retratos de grupo - a criação de uma situação 

Parte III - A Linguagem de Cores


•    Uma breve história da linguagem das cores.
•    A cor como parâmetro fundamental nas artes visuais. 
•    A fotografia a preto e branco como um pequeno subconjunto da fotografia a cores
•    A exploração de paletas dicromáticas
•    Contraste de cor versus contraste de luz - usos complementares e conflitantes
•    O uso de paletas não realistas - por exemplo, a paleta dicromática
•    Grapheme–color synaesthesia

Parte IV - interatividade, vídeo e perspectivas transmidiáticas em projetos de retratos


•    Credibilidade como consequência da coerência e não do realismo visual na arte das novas mídias.
•    O uso de gestos, movimentos e cores como parâmetros complementares ou conflitantes, criando assim harmonia ou ambiguidade e dúvida.
•    Retratos em videoarte.
•    Quando o espectador define a narrativa: interatividade
•    Projetos e plataformas transmidiáticas: um novo horizonte para o retrato?
 

Para quem é este curso?

Qualquer pessoa de mente aberta que goste de correr riscos, abraçar a noção de fracasso como uma fonte insubstituível de avanço e desejo de expandir seus horizontes, tanto no nível conceitual quanto prático. 

 

O que preciso saber para fazer esse curso?

Nível intermediário com sólidos conhecimentos de técnicas fotográficas.
 

O que vou precisar?

  • Uma máquina fotográfica digital profissional ou amadora.

  • Software de edição de fotos.

  • Computador ou dispositivo com conexão à internet e aplicativo da plataforma Zoom instalado (ver abaixo como baixar).

  • Para a primeira aula, cada participante deverá selecionar para apresentação de 3 a 5 retratos recentes que considere representar suas prioridades e preocupações.

Observações Importantes

  • A gravação das aulas poderá ser assistida exclusivamente pelos participantes do curso no decorrer de 5 dias após a sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas, gravação de tela, bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem. 

  • Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término do curso aos alunos que tiverem ao menos três quartos de presença nas aulas.

  • Será criado um grupo de WhatsApp para troca de informações e esclarecimento de dúvidas durante a realização do curso. Ao término do mesmo, o grupo será encerrado.
     

Conheça o professor

Scott MacLeay é mestre em Ciências Econômicas pela London School of Economics e deixou seus estudos de doutorado para prosseguir carreira em fotografia em Vancouver, especializando-se em fotografia de moda e retrato editorial. Em 1979, mudou-se para Paris a fim de se dedicar em tempo integral à exposição do seu trabalho, sendo representado em Paris pela Galérie Créatis e em Nova York pela Galeria Marcuse Pfeifer. Ele tem exibido amplamente em galerias e museus nacionais na América do Norte e do Sul, Europa e Japão e suas imagens estão presentes em inúmeras coleções privadas e de museus.
Seu trabalho no campo da videoarte abrange mais de três décadas e suas obras foram incluídas nas seleções oficiais de festivais no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá.
Na década de 1980, foi nomeado Diretor do prestigiado Center for Media Art and Photography (CMAP) do vanguardista American Center em Paris, onde se dedicou à produção de projetos audiovisuais, à curadoria de exposições fotográficas para o CMAP durante o Festival de Arles e ao desenvolvimento de programas pedagógicos de ponta para jovens artistas. 
Deixou o trabalho de fotografia analógica em 1988, dedicando-se à composição de música contemporânea para vídeoarte, cinema alternativo e a dança contemporânea, bem como para o seu grupo de pesquisa musical Private Circus, uma atividade que despertou o seu interesse em imagens digitais e tecnologias online. 
Desde sua mudança para o Brasil, em 2010, ele divide seu tempo entre criações e exposições focadas em novas mídias, composição musical para instalações e exposições, exploração de interatividade on-line e curadoria para jovens artistas brasileiros de novas mídias. Ele é autor de quatro livros: GD TRUC: The Man, The Book (2011), Pensar, Sentir, Ver: Percepção e Processo em Fotografia (2015 Editora Photos), Quadrichromie 1978-1988 (2018 Creative Process) e Encounters in the Right and Left Hemispheres (2020 Creative Process).

Aulas Online

- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.

 

- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM. 

 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:

ou acesse o site da plataforma.

 

- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

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INSCRIÇÃO

Retratos Autorais:
linguagem de corpo, de movimento e de cor
(Curso Online Ao Vivo)

 

FORMAS DE PAGAMENTO

valor do módulo: R$ 480

• 10% de desconto à vista

R$ 432

ou

R$ 480

• Parcelado em até 3x sem juros

Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.

Conta para depósito à vista:

 

​FOCO IN CENA LTDA
CNPJ 00.731.178/0001-02 
Banco Itaú (341) - Agência 2979 - Conta Corrente 03167-7.

Nosso PIX: 00731178000102 (CNPJ)

DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS

Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso no valor de R$ 480 para garantir a sua vaga, em até 3x sem juros.

Se quiser parcelar em mais vezes (até 12x com juros), também é possível pelo mesmo link.

Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.

Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.

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