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Retratos Autorais:
linguagem de corpo, de movimento e de cor

(Curso Online Ao Vivo - ESGOTADO)

Recurrent Confusion I - Series - Rumours

Retratos, sob várias formas, continuam sendo um dos temas mais populares da fotografia. Eles são onipresentes tanto na área comercial quanto na de Belas Artes.

Esse curso examina o retrato autoral sob a perspectiva de três parâmetros que o artista de novas mídias canadense Scott MacLeay priorizou durante 40 anos de carreira: a linguagem de corpo, de movimento e de cor.

Embora a prioridade seja dada às perspectivas fotográficas, o uso do vídeo como meio de retrato experimental será explorado nas últimas aulas.

Aulas: 
Dias 28/04;
05, 12, 19 e 26/05;
02, 09 e 16/06. ​

Horário: 
Das 19h às 21h.

8 encontros de 02 horas cada, sempre às quartas-feiras.

Carga Horária: 16 horas

Valor:  
R$ 480,00 (em até 3x sem juros) ou R$ 432,00 (com 10% de desconto à vista ​por depósito ou transferência bancária).
 

Ref. 83D10- Series - Primates ©R. Scott
Khajuraho Quartet-Pleasure, series INNUE

A linguagem de corpo: uma exploração da sintaxe dos gestos e sua capacidade de comunicar mensagens múltiplas simultaneamente. O uso tradicional das expressões faciais e gestos de mão para se comunicar é, na verdade, um subconjunto muito pequeno do vasto potencial inerente à área da linguagem corporal. 
 

A linguagem de movimento: todo tipo possível de movimento será examinado, das formas mais tradicionais às mais excêntricas baseadas no movimento do fotógrafo e da câmera, bem como as formas que lidam com movimento emocional em oposição ao movimento físico. 
 

A linguagem de cores: a cor como parâmetro a ser controlado e explorado como um poderoso vetor de comunicação por excelência é investigada em profundidade. O poder da cor para reforçar objetivos temáticos simples ou, ao contrário, para criar ambiguidade e abstração em situações temáticas mais complexas, será analisado.
 

O que vou aprender?

O objetivo principal do curso é ampliar a definição tradicional do que constitui um retrato autoral e de seu potencial para criar um universo mais alinhado com o que sentimos e pensamos do que simplesmente com o que vemos, através de exercícios práticos que serão dados regularmente para permitir ao participante explorar os principais tópicos abordados durante o curso.

Conteúdo Programático:

O curso será dividido em quatro partes, cada uma composta por duas sessões.

Parte I – A Linguagem de Corpo


•    Breve história do retrato em fotografia.
•    O processo conceitual como conteúdo.
•    Retratos universais versus retratos específicos de uma pessoa.
•    Retrato como um veículo para expressar assuntos intangíveis.
•    uso de gestos como pontuação de uma frase visual.
•    Exploração da noção de gestos ambíguos.
•    poder e musicalidade da repetição.
•    Situações versus momentos - expressando evoluções e a  passagem do tempo.

Parte II - A Linguagem de Movimento


•    Exploração das várias maneiras de criar e expressar movimento.
•    Movimento como vetor de interferência e a importância geral da interferência como fonte desejada de imperfeição. movimento real versus movimento sugerido.
•    O poder da quietude para expressar a presença forte de uma ausência de movimento será explorado no contexto de discussões que abordam a importância da presença em todas as formas de retrato.
•    Uso de técnicas de acaso para criar justaposições inovadoras e dinâmicas. 
•    A dinâmica dos retratos de grupo - a criação de uma situação 

Parte III - A Linguagem de Cores


•    Uma breve história da linguagem das cores.
•    A cor como parâmetro fundamental nas artes visuais. 
•    A fotografia a preto e branco como um pequeno subconjunto da fotografia a cores
•    A exploração de paletas dicromáticas
•    Contraste de cor versus contraste de luz - usos complementares e conflitantes
•    O uso de paletas não realistas - por exemplo, a paleta dicromática
•    Grapheme–color synaesthesia

Parte IV - interatividade, vídeo e perspectivas transmidiáticas em projetos de retratos


•    Credibilidade como consequência da coerência e não do realismo visual na arte das novas mídias.
•    O uso de gestos, movimentos e cores como parâmetros complementares ou conflitantes, criando assim harmonia ou ambiguidade e dúvida.
•    Retratos em videoarte.
•    Quando o espectador define a narrativa: interatividade
•    Projetos e plataformas transmidiáticas: um novo horizonte para o retrato?
 

Para quem é este curso?

Qualquer pessoa de mente aberta que goste de correr riscos, abraçar a noção de fracasso como uma fonte insubstituível de avanço e desejo de expandir seus horizontes, tanto no nível conceitual quanto prático. 

 

O que preciso saber para fazer esse curso?

Nível intermediário com sólidos conhecimentos de técnicas fotográficas.
 

O que vou precisar?

  • Uma máquina fotográfica digital profissional ou amadora.

  • Software de edição de fotos.

  • Computador ou dispositivo com conexão à internet e aplicativo da plataforma Zoom instalado (ver abaixo como baixar).

  • Para a primeira aula, cada participante deverá selecionar para apresentação de 3 a 5 retratos recentes que considere representar suas prioridades e preocupações.

Observações Importantes

  • A gravação das aulas poderá ser assistida exclusivamente pelos participantes do curso no decorrer de 5 dias após a sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas, gravação de tela, bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem. 

  • Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término do curso aos alunos que tiverem ao menos três quartos de presença nas aulas.

  • Será criado um grupo de WhatsApp para troca de informações e esclarecimento de dúvidas durante a realização do curso. Ao término do mesmo, o grupo será encerrado.
     

Conheça o professor

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Scott MacLeay é mestre em Ciências Econômicas pela London School of Economics e deixou seus estudos de doutorado para prosseguir carreira em fotografia em Vancouver, especializando-se em fotografia de moda e retrato editorial. Em 1979, mudou-se para Paris a fim de se dedicar em tempo integral à exposição do seu trabalho, sendo representado em Paris pela Galérie Créatis e em Nova York pela Galeria Marcuse Pfeifer. Ele tem exibido amplamente em galerias e museus nacionais na América do Norte e do Sul, Europa e Japão e suas imagens estão presentes em inúmeras coleções privadas e de museus.
Seu trabalho no campo da videoarte abrange mais de três décadas e suas obras foram incluídas nas seleções oficiais de festivais no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá.
Na década de 1980, foi nomeado Diretor do prestigiado Center for Media Art and Photography (CMAP) do vanguardista American Center em Paris, onde se dedicou à produção de projetos audiovisuais, à curadoria de exposições fotográficas para o CMAP durante o Festival de Arles e ao desenvolvimento de programas pedagógicos de ponta para jovens artistas. 
Deixou o trabalho de fotografia analógica em 1988, dedicando-se à composição de música contemporânea para vídeoarte, cinema alternativo e a dança contemporânea, bem como para o seu grupo de pesquisa musical Private Circus, uma atividade que despertou o seu interesse em imagens digitais e tecnologias online. 
Desde sua mudança para o Brasil, em 2010, ele divide seu tempo entre criações e exposições focadas em novas mídias, composição musical para instalações e exposições, exploração de interatividade on-line e curadoria para jovens artistas brasileiros de novas mídias. Ele é autor de quatro livros: GD TRUC: The Man, The Book (2011), Pensar, Sentir, Ver: Percepção e Processo em Fotografia (2015 Editora Photos), Quadrichromie 1978-1988 (2018 Creative Process) e Encounters in the Right and Left Hemispheres (2020 Creative Process).

Aulas Online

- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.

 

- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM. 

 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:

ou acesse o site da plataforma.

 

- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

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INSCRIÇÃO - VAGAS ESGOTADAS

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linguagem de corpo, de movimento e de cor
(Curso Online Ao Vivo)

Retratos Autorais

FORMAS DE PAGAMENTO

valor do módulo: R$ 480

• 10% de desconto à vista

R$ 432

ou

R$ 480

• Parcelado em até 3x sem juros

Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.

Conta para depósito à vista:

 

​FOCO IN CENA LTDA
CNPJ 00.731.178/0001-02 
Banco Itaú (341) - Agência 2979 - Conta Corrente 03167-7.

Nosso PIX: 00731178000102 (CNPJ)

DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS

Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso no valor de R$ 480 para garantir a sua vaga, em até 3x sem juros.

Se quiser parcelar em mais vezes (até 12x com juros), também é possível pelo mesmo link.

Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.

Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.

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