Retratos Autorais:
linguagem de corpo, de movimento e de cor
(Curso Online Ao Vivo - ESGOTADO)
Retratos, sob várias formas, continuam sendo um dos temas mais populares da fotografia. Eles são onipresentes tanto na área comercial quanto na de Belas Artes.
Esse curso examina o retrato autoral sob a perspectiva de três parâmetros que o artista de novas mídias canadense Scott MacLeay priorizou durante 40 anos de carreira: a linguagem de corpo, de movimento e de cor.
Embora a prioridade seja dada às perspectivas fotográficas, o uso do vídeo como meio de retrato experimental será explorado nas últimas aulas.
Aulas:
Dias 28/04;
05, 12, 19 e 26/05;
02, 09 e 16/06.
Horário:
Das 19h às 21h.
8 encontros de 02 horas cada, sempre às quartas-feiras.
Carga Horária: 16 horas
Valor:
R$ 480,00 (em até 3x sem juros) ou R$ 432,00 (com 10% de desconto à vista por depósito ou transferência bancária).
A linguagem de corpo: uma exploração da sintaxe dos gestos e sua capacidade de comunicar mensagens múltiplas simultaneamente. O uso tradicional das expressões faciais e gestos de mão para se comunicar é, na verdade, um subconjunto muito pequeno do vasto potencial inerente à área da linguagem corporal.
A linguagem de movimento: todo tipo possível de movimento será examinado, das formas mais tradicionais às mais excêntricas baseadas no movimento do fotógrafo e da câmera, bem como as formas que lidam com movimento emocional em oposição ao movimento físico.
A linguagem de cores: a cor como parâmetro a ser controlado e explorado como um poderoso vetor de comunicação por excelência é investigada em profundidade. O poder da cor para reforçar objetivos temáticos simples ou, ao contrário, para criar ambiguidade e abstração em situações temáticas mais complexas, será analisado.
O que vou aprender?
O objetivo principal do curso é ampliar a definição tradicional do que constitui um retrato autoral e de seu potencial para criar um universo mais alinhado com o que sentimos e pensamos do que simplesmente com o que vemos, através de exercícios práticos que serão dados regularmente para permitir ao participante explorar os principais tópicos abordados durante o curso.
Conteúdo Programático:
O curso será dividido em quatro partes, cada uma composta por duas sessões.
Parte I – A Linguagem de Corpo
• Breve história do retrato em fotografia.
• O processo conceitual como conteúdo.
• Retratos universais versus retratos específicos de uma pessoa.
• Retrato como um veículo para expressar assuntos intangíveis.
• uso de gestos como pontuação de uma frase visual.
• Exploração da noção de gestos ambíguos.
• poder e musicalidade da repetição.
• Situações versus momentos - expressando evoluções e a passagem do tempo.
Parte II - A Linguagem de Movimento
• Exploração das várias maneiras de criar e expressar movimento.
• Movimento como vetor de interferência e a importância geral da interferência como fonte desejada de imperfeição. movimento real versus movimento sugerido.
• O poder da quietude para expressar a presença forte de uma ausência de movimento será explorado no contexto de discussões que abordam a importância da presença em todas as formas de retrato.
• Uso de técnicas de acaso para criar justaposições inovadoras e dinâmicas.
• A dinâmica dos retratos de grupo - a criação de uma situação
Parte III - A Linguagem de Cores
• Uma breve história da linguagem das cores.
• A cor como parâmetro fundamental nas artes visuais.
• A fotografia a preto e branco como um pequeno subconjunto da fotografia a cores
• A exploração de paletas dicromáticas
• Contraste de cor versus contraste de luz - usos complementares e conflitantes
• O uso de paletas não realistas - por exemplo, a paleta dicromática
• Grapheme–color synaesthesia
Parte IV - interatividade, vídeo e perspectivas transmidiáticas em projetos de retratos
• Credibilidade como consequência da coerência e não do realismo visual na arte das novas mídias.
• O uso de gestos, movimentos e cores como parâmetros complementares ou conflitantes, criando assim harmonia ou ambiguidade e dúvida.
• Retratos em videoarte.
• Quando o espectador define a narrativa: interatividade
• Projetos e plataformas transmidiáticas: um novo horizonte para o retrato?
Para quem é este curso?
Qualquer pessoa de mente aberta que goste de correr riscos, abraçar a noção de fracasso como uma fonte insubstituível de avanço e desejo de expandir seus horizontes, tanto no nível conceitual quanto prático.
O que preciso saber para fazer esse curso?
Nível intermediário com sólidos conhecimentos de técnicas fotográficas.
O que vou precisar?
-
Uma máquina fotográfica digital profissional ou amadora.
-
Software de edição de fotos.
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Computador ou dispositivo com conexão à internet e aplicativo da plataforma Zoom instalado (ver abaixo como baixar).
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Para a primeira aula, cada participante deverá selecionar para apresentação de 3 a 5 retratos recentes que considere representar suas prioridades e preocupações.
Observações Importantes
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A gravação das aulas poderá ser assistida exclusivamente pelos participantes do curso no decorrer de 5 dias após a sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas, gravação de tela, bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem.
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Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término do curso aos alunos que tiverem ao menos três quartos de presença nas aulas.
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Será criado um grupo de WhatsApp para troca de informações e esclarecimento de dúvidas durante a realização do curso. Ao término do mesmo, o grupo será encerrado.
Conheça o professor
Scott MacLeay é mestre em Ciências Econômicas pela London School of Economics e deixou seus estudos de doutorado para prosseguir carreira em fotografia em Vancouver, especializando-se em fotografia de moda e retrato editorial. Em 1979, mudou-se para Paris a fim de se dedicar em tempo integral à exposição do seu trabalho, sendo representado em Paris pela Galérie Créatis e em Nova York pela Galeria Marcuse Pfeifer. Ele tem exibido amplamente em galerias e museus nacionais na América do Norte e do Sul, Europa e Japão e suas imagens estão presentes em inúmeras coleções privadas e de museus.
Seu trabalho no campo da videoarte abrange mais de três décadas e suas obras foram incluídas nas seleções oficiais de festivais no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá.
Na década de 1980, foi nomeado Diretor do prestigiado Center for Media Art and Photography (CMAP) do vanguardista American Center em Paris, onde se dedicou à produção de projetos audiovisuais, à curadoria de exposições fotográficas para o CMAP durante o Festival de Arles e ao desenvolvimento de programas pedagógicos de ponta para jovens artistas.
Deixou o trabalho de fotografia analógica em 1988, dedicando-se à composição de música contemporânea para vídeoarte, cinema alternativo e a dança contemporânea, bem como para o seu grupo de pesquisa musical Private Circus, uma atividade que despertou o seu interesse em imagens digitais e tecnologias online.
Desde sua mudança para o Brasil, em 2010, ele divide seu tempo entre criações e exposições focadas em novas mídias, composição musical para instalações e exposições, exploração de interatividade on-line e curadoria para jovens artistas brasileiros de novas mídias. Ele é autor de quatro livros: GD TRUC: The Man, The Book (2011), Pensar, Sentir, Ver: Percepção e Processo em Fotografia (2015 Editora Photos), Quadrichromie 1978-1988 (2018 Creative Process) e Encounters in the Right and Left Hemispheres (2020 Creative Process).
Aulas Online
- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.
- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM.
Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:
ou acesse o site da plataforma.
- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso.
Retratos Autorais:
linguagem de corpo, de movimento e de cor
(Curso Online Ao Vivo)
FORMAS DE PAGAMENTO
valor do módulo: R$ 480
• 10% de desconto à vista
R$ 432
ou
R$ 480
• Parcelado em até 3x sem juros
• Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.
Conta para depósito à vista:
FOCO IN CENA LTDA
CNPJ 00.731.178/0001-02
Banco Itaú (341) - Agência 2979 - Conta Corrente 03167-7.
Nosso PIX: 00731178000102 (CNPJ)
DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS
• Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso no valor de R$ 480 para garantir a sua vaga, em até 3x sem juros.
Se quiser parcelar em mais vezes (até 12x com juros), também é possível pelo mesmo link.
Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.
Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.