AUSÊNCIAS

por Sylvie Moyen

Comecei na fotografia muito interessada em fotografar pessoas. Eu achava que uma foto sem alguém não tinha força ou presença. E posso dizer que desenvolvi bem esta habilidade, mas de um tempo para cá comecei a me interessar nas ausências, ou podemos pensar, na presença das pessoas em ambientes apesar de sua ausência física.

 

Este sentimento pode ter sido despertado pela perda da minha mãe, que deixou sua presença viva em vários cantos da casa de meus pais, ou outros desafios da vida que me tornaram mais observadora do que não está muito explícito.

 

Agora ando em busca de conhecer as pessoas através de seus ambientes, suas cortinas, de como organizam as louças, ou pelos objetos e livros em suas prateleiras. É como construir um personagem através da nossa imaginação: ele pode chegar perto do real ou não. Não importa. Eu entrego à você algo inacabado e você completa a sua maneira. Esse caminho tem me mostrado quanta presença pode haver na ausência.

 

Na verdade nossa humanidade, nossa solidão, nossas fragilidades estão por todo lugar, é só parar e observar.

Sylvie Moyen é fotógrafa, bacharel em Comunicação Social e mestre em Belas Artes. Durante mais de 20 anos trabalhou como designer gráfica e em 2017 migrou definitivamente para a fotografia, unindo duas paixões: viajar pelo mundo e realizar registros poéticos de sua diversidade. 

Sylvie teve ensaios pré-selecionados na Convocatória de Portfólio em 2017 e 2018. Foi selecionada para fotografar 2 projetos do Foto em Pauta e Globo Minas: "121 anos de Belo Horizonte no Mercado Central"(2018) e “Se eu fechar os olhos agora” sobre a cidade de Catas Altas (2019).

Teve seus retratos de personagens importantes da história do Mercado Central de Belo Horizonte que foram utilizadas no livro “Mercado Central, 90 anos de Histórias” lançado em setembro de 2019. 

Finalista na convocatória da Women Street Photographers em 2020. Selecionada para exposição coletiva na Academia Scaglia em Trieste com curadoria de Gulnara Samoilova.

 

www.instagram.com/sylviemoyen/
https://sylviemoyen.myportfolio.com/