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As dramaturgias do Teatro Experimental do Negro: 
tensões estético-políticas e insubordinações históricas 

(Curso Online Ao Vivo)

foto: José Medeiros

O curso visa oferecer um panorama histórico e artístico da trajetória do Teatro Experimental do Negro (1944-1968), discutindo, especialmente, os textos dramatúrgicos encenados pelo grupo. Nesse sentido, iremos situar o projeto estético do TEN no âmbito do teatro brasileiro moderno, analisando quais tensões, diálogos e aproximações que foram desenvolvidas entre os artistas negros e o seu contexto histórico.

 

As parcerias que o TEN estabeleceu com diferentes dramaturgos brasileiros e estrangeiros está no centro de suas articulações artísticas e políticas, pois o grupo buscou ressignificar a personagem negra e ampliar as possibilidades profissionais para atores/atrizes negros. Por isso, a pesquisadora Evani Tavares Lima, afirmou que “a dramaturgia é, sem dúvida, o ponto estratégico do projeto teatral do TEN”. 


O que o projeto dramatúrgico do Teatro Experimental do Negro tem a dizer ao nosso tempo contemporâneo? Qual a sua atualidade artística, política e reflexiva? Quais elementos poéticos, culturais e políticos estão presentes nestas dramaturgias? Iremos mergulhar nestas questões, buscando debater coletivamente os objetivos e as contradições do TEN. 


A proposta do curso é realizar leituras de textos dramatúrgicos, textos teóricos e críticas teatrais para impulsionar as discussões coletivas. Além disso, o curso prevê a indicação de arquivos audiovisuais e fotográficos para complementar a formação. Para isso, cada dramaturgia e seu respectivo autor serão contextualizados. 

Aulas Online e Ao Vivo:

Dias 05, 12, 19 e 26/06;
03 e 10/07.

Horário: das 19h às 21h.

06 encontros de 2h cada, sempre às segundas-feiras.

Carga Horária: 12 horas 

Valor:

R$ 200,00

Preço à vista, podendo ser parcelado em até 12 vezes com juros pelo Mercado Pago.

O que vou aprender?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 


O curso compreende um total de 12 horas, divididas em 6 encontros de 120 minutos cada (2 horas). A cada encontro, haverá uma aula expositiva sobre os conteúdos propostos seguida de um tempo para o debate e a interação entre os participantes. 

AULA 1 | Breve apresentação do curso e da bibliografia indicada. O moderno teatro brasileiro em questão: discursos, disputas e ambiguidades. 
 
AULA 2 | O Imperador Jones (1920), de Eugene O’Neill (1888-1953): Expressionismo e  decomposição do signo negro. 
 
AULA 3 | O filho pródigo (1947) de Lúcio Cardoso (1912-1968): lirismo, raça e a brancura como horizonte existencial.  
 
AULA 4 | Aruanda (1948) de Joaquim Ribeiro (1907-1964): ritualidades negras como elementos dramatúrgicos? Dilemas e questionamentos. 
 
AULA 5 | Orfeu da Conceição (1956) de Vinícius de Moraes (1913-1980): um [negro] herói grego romantiza a favela. 
 
AULA 6 | Sortilégio (1951/1957), de Abdias Nascimento (1914-2011): uma dramaturgia na encruzilhada. 
 

Para quem é este curso?

O curso é direcionado para espectadores, estudantes, pesquisadores, artistas, e demais interessados na trajetória do Teatro Experimental do Negro, na história dos teatros negros e para aqueles que desejam estudar a dramaturgia como elemento criativo e crítico. 

 

O que preciso saber para fazer esse curso?

O curso convida os participantes a discutir, a expor suas ideias e a compartilhar seus pontos de vista a respeito dos textos indicados. é importante ter disponibilidade tanto para o debate, quanto para a leitura dos textos a fim de termos um encontro propositivo e prazeroso.  

O que vou precisar?

Computador, celular ou outro dispositivo para acompanhar os encontros. Os textos abordados serão disponibilizados em formato pdf em um drive compartilhado. É importante ter disponibilidade tanto para o debate, quanto para a leitura dos textos a fim de termos um encontro propositivo e prazeroso.  

Observações Importantes

  • As aulas serão ao vivo. ​

  • Será criado um grupo de WhatsApp com a participação do professor para troca de informações e materiais de estudo durante a realização de cada módulo. O grupo será encerrado 15 dias após o término das aulas.

  • Acesso à bibliografia recomendada em drive compartilhado.

Conheça o professor

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Guilherme Augusto Diniz é pesquisador, crítico teatral e curador independente. É graduado em Teatro (EBA/UFMG) e mestre em Estudos Literários (FALE/UFMG) com dissertação sobre a fortuna crítica do Teatro Experimental do Negro. É crítico teatral do site Horizonte da Cena (MG), tendo já realizado coberturas de diversos festivais de teatro do país, como a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITSP); o Mirada: Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (SP), o Festival às escuras: mostra de arte LGBTQIA+ negra (online), o Janela de Dramaturgia (BH) e a Segunda Black (RJ). É membro, desde 2020, da Associação Internacional de Críticos Teatrais (IACT/AICT), iniciativa ligada à UNESCO. Realizou graduação-sanduíche na Universidade de Coimbra, pelo programa Abdias Nascimento/CAPES (2017-2018). No exterior, estudou Literaturas e Dramaturgias Africanas de Língua Portuguesa, bem como Análise e Crítica do Espetáculo. Foi Coordenador de Cultura da APEB – Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, organizando eventos e projetos artístico-culturais. Atuou como consultor do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte. Foi diretor artístico do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida em Pará de Minas (MG) entre 2019 e 2022. 

Aulas Online

- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.

 

- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM. 

 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:

ou acesse o site da plataforma.

 

- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

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INSCRIÇÃO

As dramaturgias do Teatro Experimental do Negro: tensões estético-políticas e insubordinações históricas

 
(Curso Online Ao Vivo)

Teato Experimenal Negro

FORMAS DE PAGAMENTO

Valor:

 

R$ 200


Valores com pagamento à vista por PIX ou depósito bancário

ou

parcelado em até 12x com acréscimo, pelo Mercado Pago.

Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.

Conta para depósito à vista:

 

​ROBERTO LIPORATI ETEROVICK
CPF 037.499.786-11 
Nubank (260) - Agência 0001 - Conta Corrente 85722651-9.

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DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS

Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso em até 12x, com acréscimo do Mercado Pago.

Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.

Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.

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