A Representação de Si -
do Retrato ao autorretrato
O que vou aprender?
O curso teórico-prático propõe apresentar e discutir a representação de si na fotografia, evidenciando as relações entre corpo e representação ao situar diversos aspectos que envolvem o retrato e o autorretrato.
Conteúdo programático:
Aula 1 . Corpo e representação (aula expositiva e prática);
Aula 2. Do retrato ao autorretrato (aula expositiva);
Aula 3. Elaboração do trabalho de representação de si;
Aula 4. Apresentação e discussão dos ensaios autorais dos alunos.
Pra quem é este curso?
em breve
O que vou precisar levar?
câmera fotográfica (qualquer uma, inclusive celular) e bloco de anotações.
Aulas:
Carga Horária:
Vagas:
Valor:
Referências BARROS, Gelka A. Retratos imaginários: fotografia, tempo livre e indústria cultural. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. CANTON, Katia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004. MATESCO, Viviane. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
Conheça a professora
Foto: Tibério França
Gelka Arruda é doutora e mestra em Estudos do Lazer (Educação e Cultura) pela UFMG, graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Ministrou disciplinas no curso de Pós-Graduação em Fotografia (Técnica, Linguagem e Mídia) no Centro Universitário UNA.
Membro da equipe realizadora da Semana da Fotografia de Belo Horizonte e do grupo Núcleo Imagem Latente, responsável pelo Pinhole Day em Belo Horizonte. Artista e pesquisadora, seu trabalho se concentra na inter-relação entre discurso, corpo e imagem.