O Núcleo FAC é um espaço cultural para difusão
da fotografia e das artes

Um pouco da nossa história

O Núcleo de Estudos Fotografia Arte e Cultura surgiu em 2017 com o objetivo principal de fomentar a discussão sobre o pensamento e o fazer fotográfico e suas inter-relações com as demais artes e a cultura em geral.
 

Temos em nosso portfólio, diversos cursos ministramos por professores/autores altamente reconhecidos por sua didática e generosidade no compartilhamento de conhecimentos.
 

Indo além de uma simples escola de fotografia, o Núcleo FAC está em uma constante busca pela ampliação de suas fronteiras, consolidando-se cada vez mais como um importante espaço de troca de saberes para todas as áreas culturais e artísticas.

Coordenadores

Beto Eterovick - Coordenador do Núcleo FAC

Foto: autorretrato

Beto Eterovick

Coordenador

Biólogo de formação, mineiro de Belo Horizonte, Beto Eterovick é fotógrafo e trabalha há quase 20 anos no mercado de Minas Gerais, principalmente. Participou de diversas exposições coletivas em Minas Gerais e mostras de fotografia. Atua no mercado publicitário e eventos, principalmente no ramo da fotogastronomia. Seu trabalho autoral gira em torno da cultura, natureza e pessoas das regiões brasileiras. É sócio fundador do Coletivo CultivArte, atuando nas artes visuais e projetos de produção de exposições, mostras fotográficas, entre outras. Participou de 2 residências artísticas em aquarela com o artista Rubens Matuck e cursou a extensão em aquarela livre da Faculdade Guignard no ano de 2017. Nos últimos anos tem dedicado seu trabalho autoral aos estudos e ensaios sobre o campo das artes visuais, aquarela e fotografia.

Guto Muniz - Coordenador do Núcleo FAC

Foto: Beto Eterovick

Guto Muniz

Coordenador

Como fotógrafo, atua há trinta e dois anos em projetos culturais. Foi responsável pela cobertura de diversas edições de importantes eventos das artes cênicas mineiras, como o FIT-BH, Festival Internacional de Teatro de Bonecos, Festival Mundial de Circo, Encontro Mundial das Artes Cênicas, Mostra Internacional de Solos e Duos, Horizontes Urbanos, Fórum Internacional de Dança, dentre outros. Criador da Foco in Cena, empresa dedicada a projetos fotográficos, culturais e educacionais. Como professor, ministra disciplinas de fotografia em diversos cursos de graduação e pós-graduação de Belo Horizonte. Criou e coordenou o curso “Fotografia, Arte e Cultura”, integrante do Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas.

Madu Dorella - Coordenadora do Núcleo FAC

Foto: Nereu Jr

Madu Dorella

Coordenadora

Madu Dorella é fotógrafa, formada em Comunicação / Relações Públicas e Pós-graduada em Gestão Cultural. Tem estudos desenvolvidos sobre a estética do Grafite e trabalhos fotográficos em mostras, exposições e publicações. É sócia do Coletivo CultivArte, onde vem atuando efetivamente junto a grupos e entidades ligadas à fotografia e as artes no sentido de elaborar, produzir, promover e difundir projetos importantes para o cenário cultural do país. Membro do Forum Mineiro de Fotografia Autoral, participou como representante das Artes Visuais na Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e trabalha junto à organização do Festival de Fotografia de Tiradentes, na organização e curadoria de convocatórias.