Gertrud cópia.jpg

Mulheres Artistas:  Bauhaus, Fotografia Moderna e Street Photography
(Curso Online Ao Vivo)

Aulas: 
 

Horário: das 19:00h às 21:00h.

8 encontros de 2h cada, sempre às segundas-feiras.

Carga Horária: 16 horas

Valor:  
R$ 450,00 à vista ou parcelado em até 12 vezes pelo Mercado Pago, com acréscimo.

O escopo deste curso abrange fotógrafas da Alemanha - Alice Brill, German Krull, Gertrud Arndt, Hildegard Rosenthal, Ilse Bing, Marianne Breslauer - e dos EUA - Berenice Abbott, Florence Henri, Helen Levitt - , principalmente, que tiveram a sua formação na Bauhaus ou nos Estados Unidos, no início do século XX.

São mulheres artistas, precursoras da linguagem moderna e da street photography nesses países, conquistando o espaço artístico da fotografia para um olhar de gênero.

Ressalta-se a relevância do curso, focado na produção de fotógrafas pioneiras,  do início do século XX, na Europa e nos EUA, no sentido de divulgar a atuação destas artistas, em seu contexto histórico e social e o papel ocupado por esta posição de gênero na arte, na época.

Na história da arte, ainda se sabe muito pouco a respeito da atuação de mulheres artistas, ocorrendo o mesmo em relação às fotógrafas. Assim, este curso pretende lançar luz na produção destas artistas.

O que vou aprender?

A intenção deste curso é provocar e instigar olhares e sensibilidades diferenciadas nos participantes por meio do conhecimento da criação destas artistas pioneiras, de trajetórias relevantes na linguagem fotográfica, nas primeiras décadas do século XX.

 

Essas artistas desempenharam papel de destaque na construção do território da fotografia e são pouco conhecidas no Brasil, a não ser por Alice Brill e Hildegard Rosenthal. A produção dessas artistas apresenta reverberação de suas imagens no presente, criando horizontes que necessitam ser visitados e reconhecidos em relação à sua importância histórica e atual.

As Aulas serão dialógicas, com a apresentação de imagens dos acervos das fotógrafas, a sua contextualização no período, comentários sobre a linguagem fotográfica e os olhares/repertórios dos alunos .

Os alunos serão estimulados à fazerem uma apresentação de uma obra das artistas abordadas nas aulas e comentários a respeito da imagem fotográfica e de sua linguagem. 

Pra quem é este curso?

Tem como foco estudantes de fotografia, de ciências humanas, de museologia, de artes visuais, de jornalismo, de design  gráfico; fotógrafos, artistas visuais, historiadores, antropólogos, sociólogos, museólogos, jornalistas,  designers  gráficos e gestores de arte.

Observações Importantes

  • Aulas gravadas. A gravação das mesmas poderá ser assistidas exclusivamente pelos participantes do curso durante 48 horas após a sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem;  

  • Será montado um grupo no WhatsApp para interação e informações aos participantes.

Conheça a professora

Retrato Yara_edited.jpg

Foto: Autorretrato

Yara Schreiber Dines é pós-doutora em Fotografia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Antropologia Social pela Pontifícia Universidade Católica e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

Autora do livro "Cidadelas da Cultura no Lazer - uma reflexão em antropologia da imagem do Sesc São Paulo (Editora do Sesc São Paulo, 2013) e de “HIldegard Rosenthal e Alice Brill, fotógrafas de além-mar – cosmopolitismo e modernidade nos olhares sobre São Paulo (Ed. Intermeios, 2021) e de vários artigos.

Professora da Unesp Araraquara (2018) e da Unesp Franca (2015). Curadora das exposições “Holi Festival - luz, cor e semeadura na Índia/Brasil” (2019), “Ilú Obá de Min, mãos negras que tocam tambores para Xangô” (2018, 2017), O alter ego de Hildegard Rosenthal, fotógrafa imigrante moderna” (2017, 2016), “Santuário de Pedro M. Caetano: Imagem, bricolagem e religiosidade popular no Campeche (SC)” (2014), dentre outras.

Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos em Antropologia Contemporânea - GEPAC/Unesp Araraquara e do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA/ USP. Membro integrante do Coletivo Fotógrafos pela Democracia (SP), que foi agraciado com o Prêmio Aldir Blanc, em 2020, tanto no estado, quanto na prefeitura.

Aulas Online

- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.

 

- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM. 

 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:

ou acesse o site da plataforma.

 

- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

logozoom_applestore.png
logozoom_googleplay.png