top of page
ESTRATÉGIAS FEMINISTAS NA ARTE TESTEIRA PAG-08.jpg

Estratégias Feministas na Arte:
entre representação e desejo
(Curso Online Ao Vivo)

O curso teórico-prático que se propõe a abordar a cultura visual a partir de um olhar feminista contemporâneo, questionando as prerrogativas institucionais da arte que levaram à exclusão de artistas mulheres e colaboraram para as representações sociais de gênero.

Aulas expositivas e apresentação do conceito de female gaze que visam estimular o uso do erótico enquanto força produtora de uma nova linguagem e criação de imagens sobre o corpo, desejo, sexualidade e novas perspectivas sobre o olhar feminino.

O que vou aprender?

Serão expostas as questões feministas contemporâneas no campo da arte. Desde a crítica institucional às representações de gênero, como foco nas estratégias feministas de produção de linguagem.

 

Trataremos da questão do erotismo, a partir da noção de Audre Lorde, enquanto energia vital produtiva voltada para atos corriqueiros.

Estimularemos os trabalhos autorais das/dos participantes em torno das noções de autorrepresentação, representação do outro e representação dos desejos.

Conteúdo Programático

- Análise de imagens da cultura visual que colaboraram na construção das representações de gênero na sociedade hoje;

- Apresentação das noções dos feminismos hoje, entre teoria e militância, norte e sul global e questões descoloniais;

- O corpo feminino e a representação de si como manobra criativa;

- Female gaze e desejo. Um olhar erótico para produção de novas representações visuais.

Pra quem é este curso?

Estudantes ou pessoas interessadas em história da arte, arte contemporânea, estudos descoloniais, teorias de gênero, arte e erotismo.

O que preciso saber para fazer este curso?

Não há restrições e tampouco é preciso conhecimento prévio.

O que vou precisar?

Caderno de anotações ou Ipad, notebook; conexão de internet.

Referências Bibliográficas:

BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CARDOSO, R. A história da arte e outras histórias. In: Cultura Visual, n. 12, outubro/2009,  Salvador: EDUFBA, p. 105-113.

CASTRO. Susana de. O compromisso feminista com a luta decolonial antirracista. Ekstasis Revista de hermenêutica e fenomenologia,  vol. 8 no. 2, 2019, disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/48700

CIXOUS, Hélène. O Riso da Medusa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, vol. 5, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773/1828

LIMA, Gabriela. O corpo masculino enquanto estratégia feminista. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 59, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/116074.

LORDE, Audre. Os usos do erótico: o erótico como poder. Disponível em: https://apoiamutua.milharal.org/files/2014/01/AUDRE-LORDE-leitura.pdf

MOMBAÇA, Jota. A plantação cognitiva. Disponível em: https://assets.masp.org.br/uploads/temp/temp-QYyC0FPJZWoJ7Xs8Dgp6.pdf

MULVEY, Laura. Visual and Other Pleasures. Nova York: Palgrave, 1989.

NOCHLIN, Linda. Why Have There Been No Great Women Artists?: 50th Anniversary Edition. London: Thames & Hudson, 2021.

POLLOCK, Griselda. Differrencing the Canon. Feminist Desire and the Writing of Art ́s Histories. London & New York: Routledge, 1999.

Observações Importantes

  • As aulas serão ao vivo. A gravação das mesmas poderá ser assistida exclusivamente pelos participantes do curso durante uma semana após sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem.

  • Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término de cada edição aos alunos que tiverem ao menos dois terços de presença nas aulas ao vivo.

  • Será criado um grupo de WhatsApp para troca de informações e materiais de estudo durante a realização do curso. Ao término do mesmo, o grupo será encerrado.

Conheça a professora

Aulas: 
 

Horário:

Carga Horária: 

Valor: R$ 300,00. Preço à vista, podendo ser parcelado em até 12 vezes com juros pelo Mercado Pago.

autorretrato-Gabriela-Massote.jpg

Foto: Autorretrato

Gabriela Massote é historiadora da arte e artista visual. Graduada em História da Arte na UERJ, com Pós-graduação em Fotografia e Imagem na UCAM. Mestra em Imagem e Cultura pelo PPGAV-EBA (UFRJ) e doutoranda em Imagem e Cultura também pelo PPGAV-EBA (UFRJ).

 

Sua pesquisa está voltada principalmente para questões referentes às representações de gênero na arte.

 

Contemplada com o prêmio Arte como Respiro (Itaú Cultural, 2020) e indicada o Prêmio Pipa (2022). Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Rituels Photographiques/Rituels de Résistance (Arles, 2021), Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (Belém, 2018 e 2021), Mulheres em residência (2021), Valongo Festival Internacional da Imagem (Santos, 2018), Solar Foto Festival (Fortaleza, 2018), Revista Old #72 (2018). Artigos recentes: Revista Iluminuras v. 22 n. 59 (2021), Nexo Acadêmico (julho, 2021), Revista Luso Brasileira Todas as Artes v.3 n. 1 (2020).

gabrielamassotelima@gmail.com  http://lattes.cnpq.br/7609963025288171

Aulas Online

- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.

 

- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM. 

 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:

ou acesse o site da plataforma.

 

- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

logozoom_applestore.png
logozoom_googleplay.png
Estratégias Feministas

INSCRIÇÃO

Estratégias Feministas na Arte:
entre representação e desejo
(Curso Online Ao Vivo)

FORMAS DE PAGAMENTO

Valor:

 

R$ 300


Valores com pagamento à vista por PIX ou depósito bancário

ou

parcelado em até 12x com acréscimo, pelo Mercado Pago.

Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.

Conta para depósito à vista:

 

​ROBERTO LIPORATI ETEROVICK
CPF 037.499.786-11 
Nubank (260) - Agência 0001 - Conta Corrente 85722651-9.

Nosso PIX: FAC@NUCLEOFAC.COM.BR (email)

DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS

Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso em até 12x, com acréscimo do Mercado Pago.

Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.

Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.

bottom of page