Leituras Desconfiadas da História do Teatro
Curso Online Ao Vivo
O curso online LEITURAS DESCONFIADAS DA HISTÓRIA DO TEATRO tem como proposta central realizar uma abordagem crítica de narrativas historiográficas correntes a partir de textos e períodos específicos. São cinco aulas expositivas, com espaço para questionamentos e observações dos participantes, em que serão discutidos textos e ideias previamente compartilhados.
O primeiro módulo do curso, que vai se realizar em outubro e novembro de 2023, vai se deter sobre alguns aspectos da história do teatro no Brasil, mais especificamente o período entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, pensando as implicações éticas, estéticas e políticas do teatro realista e das formas ligadas ao teatro de variedades.
O que vou aprender?
Os participantes vão estudar um determinado período da história do teatro brasileiro com um olhar atravessado por questões que pautam as discussões da cena contemporânea, com referências bibliográficas que podem questionar narrativas hegemônicas, com o objetivo de ampliar as nossas noções de teatro e, quem sabe, as nossas noções de Brasil.
Pra quem é este curso?
O curso é voltado para qualquer pessoa interessada em estudar história a partir do teatro e estudar teatro a partir da história. Não é preciso ter qualquer experiência prática com as artes da cena.
O que preciso saber pra fazer este curso?
Pode ser interessante ter algum conhecimento prévio do período, mesmo que superficial, mas não é necessário ter estudado o assunto especificamente. Vale a pena ter disponibilidade para algumas leituras durante o curso.
O que vou precisar?
Internet banda larga, computador ou celular, fones de ouvido para melhor fruição e disponibilidade para leituras fora do tempo de aula.
Plano de aulas do módulo teórico
Aula 1: Contextualização histórica, apresentação da bibliografia, da metodologia e dos problemas gerais que serão abordados ao longo do curso;
Aulas 2 e 3: O teatro e os movimentos abolicionistas nos anos 1880;
Aulas 4 e 5: O teatro realista e o teatro de revista até os anos 1920.
Observações importantes
-
As aulas serão ao vivo. A gravação das mesmas poderá ser assistida exclusivamente pelos participantes do curso durante uma semana após sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem.
-
Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término de cada edição aos alunos que tiverem ao menos dois terços de presença nas aulas ao vivo.
-
Será criado um grupo de WhatsApp para troca de informações e materiais de estudo durante a realização do curso. Ao término do mesmo, o grupo será encerrado.
Conheça a professora
Aulas Online e Ao Vivo:
Horário:
Carga Horária: 10 horas
Valor: R$ 250,00
Valores à vista ou divididos em até 12x, com acréscimo pelo Mercado Pago.
Torne-se um assinante da campanha "Questão de Crítica + Foco in Cena" e tenha descontos nesse curso.
Foto: Autorretrato
Daniele Avila Small (Rio de Janeiro, 1976) é crítica, pesquisadora e curadora de teatro. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, Mestra em História social da Cultura pela PUC-Rio e Bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO. É autora do livro O crítico ignorante – uma negociação teórica meio complicada (Editora 7Letras, 2015). Foi diretora artística do Teatro Gláucio Gill em 2011 e 2012 com Felipe Vidal na Ocupação Complexo Duplo, projeto indicado aos Prêmios Shell e APTR. É idealizadora e editora da revista Questão de Crítica (www.questaodecritica.com.br). Em 2017, dirigiu Há mais futuro que passado – um documentário de ficção (Editora Javali, 2018). Foi curadora dos Olhares Críticos, eixo reflexivo da MITsp entre 2018 e 2020, dentre outros projetos de formação, teoria e crítica de teatro desde 2011, como as edições do Encontro Questão de Crítica, do IDIOMAS – Fórum Ibero-Americano de Crítica de Teatro e da Complexo Sul – Plataforma de Intercâmbio Internacional. Integrou também as equipes de curadoria do FIT BH 2018 no projeto Corpos Dialetos, da 6ª edição da Janela de Dramaturgia (CCBB-BH) e da seleção local do FIAC – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. É integrante do coletivo carioca Complexo Duplo e criou a palestra-performance “O museu sem fim de 1976”.
Aulas Online
- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.
- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM.
Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:
ou acesse o site da plataforma.
- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso.
FORMAS DE PAGAMENTO
valores do curso:
R$ 250
à vista por pix ou depósito bancário
ou
parcelado em até 12x com acréscimo, pelo Mercado Pago.
• Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.
Conta para depósito à vista:
ROBERTO LIPORATI ETEROVICK
CPF 037.499.786-11
Nubank (260) - Agência 0001 - Conta Corrente 85722651-9.
Nosso PIX: FAC@NUCLEOFAC.COM.BR (email)
DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS
• Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso em até 12x, com acréscimo do Mercado Pago.
Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.
Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.
CLIQUE PARA PAGAR