Saberes Espiralares:
sobre teatros negros e a cena contemporânea [preta]

O curso promoverá encontros regulares para apresentação, historicização e elaboração de questões em torno dos teatros negros brasileiros, conectando quatro territórios criativos: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

 

Através de leituras de textos dramatúrgicos, bibliográficos, críticas teatrais e arquivos audiovisuais de teatro, a atividade deseja criar um espaço que entrelaça aulas expositivas e dialógicas, a fim de se aproximar dos pensamentos estéticos e políticos que envolvem a cena teatral negra contemporânea.

O que vou aprender neste curso?

 

A partir da apresentação de conceitos e sentidos que permeiam e caracterizam (ou não) os teatros negros brasileiros, o objetivo das aulas é aproximar concepções teóricas elaboradas por pensadoras negras às produções artísticas pretas contemporâneas, a partir da mediação desses escritos e arquivos audiovisuais de teatro.

Os conteúdos programáticos valorizam momentos históricos que marcam as temporalidades das histórias dos teatros negros no

Brasil, mas também eixos temáticos que fraturam-nas e reconfiguram-nas.
 

Como numa constelação de ideias, pensamentos e obras, cada aula adensará um conceito elaborado por pensadoras negras, o qual será entrelaçado às produções artísticas contemporâneas.

Também serão apresentadas a trajetória dos espetáculos, performances ou dos criadores e criadoras, com espaço para interlocução direta entre ministrante e as participantes.

O curso está dividido em dois módulos: Escavações e Fabulações.

Cada um deles contará com 5 aulas de três horas cada e são totalmente independentes, ou seja, você pode escolher

participar dos módulos separadamente ou integralmente, de acordo com seu interesse e possibilidade.
 

Para maior conhecimento, disponibilizamos aqui o plano geral de atividades de cada módulo, que poderá sofrer modificações de acordo com as questões suscitadas pelas participantes no

decorrer de nossa atividade:

 

Módulo I - Escavações (15 h/a)

aula #1: noções, conceitos e sentidos aos teatros negros
Diálogos entre os pensamentos de Leda Maria Martins (1995), Soraya Martins (2013; 2020) e Evani Tavares Lima (2016);
 

aula #2: teatros negros
Histórias, memórias e tensões olhares para os teatros de revista e o Teatro Experimental do Negro (1944-1968);

aula #3: contra o perigo da história única
Sobre crítica teatral [negra] e suas epistemologias, a partir da peça Sortilégio (1951);
 

aula #4: o tempo espiralar

Leituras a partir dos pensamentos de Leda Maria Martins e do espetáculo QUASEILHAS, de Diego Araúja (BA);

aula #5: concepções sobre ancestralidades

Continuidade das discussões sobre tempo espiralar e performance da oralitura, com foco no espetáculos pernambucanos Meia Noite, de Orun Santana, e Ombela, do Grupo O Poste.


 

Módulo II - Fabulações (15h/a)

aula #1: sobre fabulações críticas e a cena contemporânea negra

Diálogos entre Kênia Freitas (2020), Soraya Martins (2020), Saidiya Hartmann (1999; 2020) e Navalha na Carne [Negra], de José Fernando Peixoto de Azevedo (SP);

aula #2: fabulações pretas

Diálogos entre a dramaturgia do tropeço (2020), a obra de Anderson Feliciano (MG) e o espetáculo Buraquinhos, de Jhonny Salaberg (BA);
 

aula #3: dramaturgias negras ou empretecendo o teatro

Estudos sobre Gota d’água [PRETA], de Jé Oliveira (SP) e Black Brecht: e se Brecht fosse Negro? (SP) do Legítima Defesa (SP);
 

aula #4: escrivências negras

Diálogos entre Conceição Evaristo (MG), Dione Carlos (MG), Luh Maza (RJ/SP) e Jhanaína Gomes (PE);
 

aula #5: tiranias da subjetividade

Diálogos entre Leda Maria Martins (2020), Denise Ferreira da Silva (2019), Jota Mombaça (2020) e a performance Vaga Carne, de Grace Passô (MG).

Para quem é esse curso?

O curso é voltado para o público adulto (e de jovens adultos) de espectadoras, estudantes, pesquisadoras e artistas, que tenham vontade de refletir e questionar os teatros negros, suas histórias e suas práticas na atualidade.

O que preciso saber para fazer esse curso?
 

O curso demanda disponibilidade para o encontro com as obras e as leituras propostas e compartilhadas pela ministrante. O foco da atividade é criar um espaço comum, em que possamos lançar perguntas, pensar e repensar os teatros negros e suas cenas contemporâneas. Sendo assim, não é preciso ter uma formação específica, mas aquelas pessoas que a têm estão igualmente convidadas a colocá-la em diálogo.

O que vou precisar?

Internet banda larga, computador ou celular, fones de ouvido para melhor fruição e disponibilidade para investigar e se encontrar com os teatros negros brasileiros.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • As aulas serão ao vivo. A gravação das mesmas poderá ser assistida exclusivamente pelos participantes do curso durante 48 horas após a sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas, gravação de tela, bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem.

  • Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término de cada módulo aos alunos que tiverem ao menos dois terços de presença nas aulas ao vivo.

  • Será criado um grupo de WhatsApp com a participação do professor para troca de informações e materiais de estudo durante a realização de cada módulo.

Conheça a professora

Módulo I - Escavações

 

Aulas Online e Ao Vivo:

Dias 08, 15, 22 e 29/07;
05/08.

Horário: 
das 18:30h às 21:30h.

5 encontros, sendo 1 por semana, sempre às quintas-feiras.

Carga Horária: 15 horas

Módulo II - Fabulações

 

Aulas Online e Ao Vivo:

Dias 19 e 26/08;
02, 09 e 16/09.

Horário: 
das 18:30h às 21:30h.

5 encontros, sendo 1 por semana, sempre às quintas-feiras.

Carga Horária: 15 horas

Valores:  

Curso completo
(2 módulos):

R$ 450,00 (em até 3x sem juros) ou R$ 405,00 (com 10% de desconto à vista por depósito ou transferência bancária).

Módulo individual:
R$ 270,00 (em até 3x sem juros) ou R$ 243,00 (com 10% de desconto à vista por depósito ou transferência bancária).

Foto: Andressa Diniz

Lorenna Rocha (Recife, 1996). Concluinte em História (UFPE), é pesquisadora sobre dramaturgias negras brasileiras e cinemas negros. Atua como crítica de cinema. É crítica teatral, curadora e revisora textual na revista multimídia Quarta Parede (PE). Participou dos programas formativos: IX Janela Crítica (PE), 4º Talent Press Rio (RJ), Laboratório de Crítica - Práticas do Olhar (RJ) e Júri Jovem - 24º Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Além de realizar coberturas críticas de festivais em diferentes estados do país, como MITsp (2020), Cenas do Nordeste (2021) e Festival Luz Negra (2021), escreve textos para catálogos de cinema e possui publicações em sites e revistas eletrônicas como Questão de Crítica (RJ), Buala (Portugal), Contemporary & América Latina (Brasil), Cine Festivais (SP) e Verberenas (Brasil). Participou como crítica convidada em projetos organizados pelo Goethe Institut São Paulo (SP), Sesc ConVIDA! (Brasil), FestCurtas BH (MG), Complexo Duplo (RJ) e CineBH (MG). Em 2021, ministrou oficina de crítica cinematográfica no programa AMPLI_AR do Negritude Infinita (CE), ao lado de Bruno Galindo (SP). Ministra cursos de iniciação à crítica teatral com Rodrigo Dourado (UFPE/Teatro de Fronteira). É integrante do grupo de pesquisa Arte, Educação e Diversidade Cultural, orientado por Elton Bruno Siqueira (UFPE/CNPq).

Aulas Online

- As aulas acontecerão nos dias e horários especificados acima.

 

- É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão pela plataforma ZOOM. 

 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma para se familiarizar com a interface do sistema:

ou acesse o site da plataforma.

 

- Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

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FORMAS DE PAGAMENTO

valor do curso completo (2 módulos): R$ 450

valor de cada módulo individual: R$ 270 

Módulo Individual

• 10% de desconto à vista

R$ 243

ou

R$ 270

• Parcelado em até 3x sem juros

Curso Completo​

• 10% de desconto à vista

R$ 405

ou

R$ 450

• Parcelado em até 3x sem juros

Pagamento à vista somente por depósito, transferência bancária e PIX.

Conta para depósito à vista:

 

​FOCO IN CENA LTDA
CNPJ 00.731.178/0001-02 
Banco Itaú (341) - Agência 2979 - Conta Corrente 03167-7.

Nosso PIX: 00731178000102 (CNPJ)

DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA VALORES PROMOCIONAIS

Pagamento parcelado: clique no botão abaixo para efetuar o pagamento do curso (módulo individual ou curso completo) para garantir a sua vaga, em até 3x sem juros.

Se quiser parcelar de mais vezes (até 12x com juros), também é possível pelo mesmo link.

Anexe o comprovante de pagamento da forma escolhida no Formulário de Matrícula abaixo e preencha-o corretamente.

Assim que recebermos o comprovante, retornaremos com todas as informações do curso por email, bem como a confirmação de inscrição e o passo a passo de como acessar a plataforma ZOOM.

CURSO COMPLETO

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MÓDULO I

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